A ULS São José, única unidade de transplante pulmonar em Portugal, atingiu com sucesso os 400º transplantes.

O caminho para este marco histórico no país iniciou-se com um transplante cardiopulmonar realizado pelo Dr Rui Bento. Em 2001, o Dr Henrique Vaz Velho realiza então o primeiro transplante pulmonar em portugal.

Ao percurso importante destes pioneiros, destacamos o trabalho notável do Prof José Fragata para a criação e consolidação do programa de transplantação pulmonar em Portugal. Até 2015, os doentes portugueses eram referenciados para Espanha, sendo que desde então o programa português é completamente autónomo.

Referência a nível nacional e internacional, a Unidade de Transplantação Pulmonar é dirigida pela Dra Luísa Semedo, pneumologista e pelo Dr Paulo Calvinho, cirurgião torácico. Em 2023, foram transplantados 44 doentes com 88 pulmões, tendo atingido o maior número de sempre.

Salienta-se a grande dedicação e resiliência de todos os profissionais desta unidade que tem permitido a continuidade da atividade e o aumento constante do número de doentes transplantados, dando-lhes uma nova vida.

A cerimónia que assinalou este marco histórico contou com a participação da Senhora Secretária de Estado da Saúde Dra Ana Margarida Povo, do Senhor Bastonário da Ordem dos Médicos Dr Carlos Cortes, da Senhora Presidente do Conselho de Administração da ULS São José Dra Rosa Valente de Matos, da Senhora Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação Dra Maria Antónia Escoval, da Senhora Coordenadora Nacional da Transplantação Dra Margarida Ivo da Silva, do Diretor do Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação do H. S. José Senhor Enfº Fernando Rodrigues, e do antigo Diretor da Unidade de Cirurgia Cardiotorácica Senhor Professor Doutor José Fragata.

 

No Instituto Português do Sangue e da Transplantação assumimos o compromisso não só com a saúde, mas também com o bem-estar e o crescimento das comunidades. É com imenso orgulho e satisfação que anunciamos a doação de um computador ao inspirador Projeto "Leituras que Inspiram", uma iniciativa que está a transformar a educação e abrir novos horizontes para as crianças em Cabo Verde.

Este pequeno gesto de apoio representa o nosso contínuo reforço da importância da solidariedade e da responsabilidade social. Acreditamos estar a contribuir para um futuro mais brilhante e promissor para estas crianças.

O impacto deste donativo vai além da tecnologia; é um investimento no potencial ilimitado de cada criança que terá a oportunidade de aprender, sonhar e inspirar-se através deste recurso Agradecemos a todos os envolvidos neste projeto, cujo compromisso tornou possível esta contribuição.

Juntos, construímos pontes para um futuro melhor e mais inclusivo.

Juntos, fazemos a diferença.

Entidade promotora do projeto «Leituras que Inspiram»: