Governo de Portugal
Portal da Saúde | Portal do Utente    
IPS,IP
Processo da dádiva PDF Versão para impressão

Todo o processo da dádiva demora em média 30 minutos. Relembramos que não deve dar sangue em jejum. Poderá tomar uma refeição ligeira sem álcool e sem gorduras, como por exemplo uma sanduíche e um sumo. Se almoçar, deverá completar as três horas de digestão antes de efetuar a sua dádiva.


INSCRIÇÃO
Ao dirigir-se a qualquer Centro Regional de Sangue ou Hospital com serviço de colheita, será atendido por um profissional dos serviços administrativos/técnico de relações públicas que preencherá a sua ficha. É importante que se faça acompanhar pelo seu Bilhete de Identidade para que os seus dados pessoais sejam preenchidos corretamente e para que, mais tarde, receba o Cartão Nacional de Dador de Sangue.


TRIAGEM CLÍNICA

Em seguida, é sempre observado por um médico. Esta triagem destina-se a avaliar o seu estado de saúde para que haja a certeza de que não será lesado pelo facto de dar sangue, nem será prejudicado o doente que o receber. É importante que fale abertamente com o médico sobre a sua história clínica e os seus hábitos de vida. Toda a informação fornecida por si é confidencial. Neste processo, ser-lhe-á entregue um documento denominado Termo de Consentimento Esclarecido para a Dádiva de Sangue. Este impresso será preenchido por si e pelo médico durante a triagem clínica. Neste questionário, o dador declara que leu e compreendeu toda a informação e que pôde ser esclarecido pelo médico sobre as dúvidas que surgiram, bem como que respondeu às questões com verdade, consciência e responsabilidade.
Ambos, médico e dador, assinam este documento. Após o questionário, é avaliada a tensão arterial e frequência cardíaca e realizado o teste para a determinação do valor de hemoglobina, para verificar se os glóbulos vermelhos são suficientes para dar sangue, sem prejuízo para a sua saúde. Se houver alguma anomalia, poderá ser suspenso, temporária ou definitivamente, dependendo da situação. Acima de tudo é importante salvaguardar a saúde do dador e do doente.

Continuar...
 
Faixa publicitária

Copyright © 2011- Informática

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Símbolo de Acessibilidade à Web[D]

Siga-nos em: FacebookYoutubeRSS