O IPST,IP assinalou, mais uma vez, o Dia Nacional do Dador de Sangue, este ano o evento decorreu na Nova SBE em Carcavelos.

A Sra Dra Maria Antónia Escoval, presidente do conselho diretivo do IPST, na sua intervenção, deu as boas vindas aos presentes e um agradecimento a todos os que contribuem para esta causa tão nobre que é a dádiva de sangue.

O evento contou com diversas intervenções, entre as quais, um debate sobre a dinamização da promoção da dádiva na atualidade, moderado pela jornalista Fernanda Freitas.

Foram atribuídos os Prémios IPST 2024 – Voluntariado Digital, Edução na Promoção da Dádiva de sangue, com o apoio da Mundicenter.

Conhecida a Mensageira da Dádiva de 2024: Bruna Santos, uma jovem de 25 anos que já totaliza 20 dádivas, e apresentada a nova imagem da campanha do IPST, este ano com o mote: «Amigo Secreto».

Para ver o vídeo da campanha: «Amigo Secreto», clique AQUI

 

 

O IPST agradece a participação de todos os que concorreram ao Prémio IPST e dá os parabéns aos vencedores:

 

  • 1.º Prémio

FAS – Federação de Associações de Dadores de Sangue - Portugal

Projeto: Promoção da Dádiva de Sangue e Literacia em Saúde na Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2023

 

  • 2.º Prémio

FEPODABES – Federação de Dadores Benévolos de Sangue

Projeto: Literacia em Saúde

 

  • 3.º Prémio

Banco de Sangue São João (BSSJ) e Serviço de Comunicação e Marca da ULS São João

Projeto: A campanha desenvolvida designa-se Amigos de Sangue e está assente numa comunicação de proximidade através do canal digital Facebook

 

  • Menções Honrosas:

Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Odivelas

Projeto: Publicação Infanto-juvenil: As Continhas Mágicas

 

Eva Tavares e Maria Tavares, membros da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira – Núcleo de Argoncilhe

Projeto: Uma outra forma de abraçar

 

Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo

Projeto: Amor ainda Maior

 

Eduardo Souza da Silva

Projeto: Fazer o bem sem olhar a quem...

 

Agradecemos uma vez mais o apoio da Mundicenter.

 

 

 

A Nota Informativa do IPST,IP para o Movimento Associativo e Cidadão Interessado, é um documento público de suporte à atividade de promoção da dádiva de sangue e de divulgação de informações relevantes sobre a atividade de colheita de sangue, constituindo-se como uma estrutura de suporte à literacia em saúde.

Na Nota Informativa n.º 4 verificamos que no mês de fevereiro, a maior percentagem dos dadores está compreendida entre os 45 e os 65 anos de idade, com uma maior proporção na faixa etária dos 65 anos, sendo que a percentagem de dadores mais jovens teve um ligeiro decréscimo.

A Nota Informativa n.º 4 do IPST,IP para o Movimento Associativo e Cidadão Interessado pode ser consultada na integra AQUI

 

 

 

Como publicado anteriormente, decorreu entre 26 de fevereiro e 8 de março a oitava edição do Curso Avançado em Coordenação de Transplantação (TPM), reconhecido pelo Conselho da Europa e fruto da organização do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP - Coordenação Nacional da Transplantação, em parceria com a TPM-DTI-Foundation de Barcelona.

Esta edição do curso realizou-se em formato misto (virtual e presencial), tendo as sessões presenciais decorrido no MH Hotels – Atlântico, em Peniche.

Com o objetivo de otimizar e potenciar a capacidade de doação de órgãos e tecidos para transplantação em Portugal, no enquadramento do modelo Europeu, assim como o aumento e qualidade da doação, o curso contou, este ano, com a presença de 60 formandos, entre os quais médicos da área de medicina intensiva e outras, assim como enfermeiros e outros profissionais de saúde envolvidos na atividade. No quadro dos formadores estiveram envolvidas personalidades de relevo nacional e internacional cuja experiência e dedicação enriqueceu a formação ministrada.

A aposta na qualificação dos referidos profissionais é crucial para garantir a sustentabilidade da atividade de doação e transplantação nas diferentes instituições hospitalares que integram a Rede Nacional de Coordenação de Colheita e Transplantação.

Diversos estudos revelam que a formação e a sensibilização dos profissionais de saúde é determinante para o aumento do número de órgãos doados e transplantados, nomeadamente, através de uma maior capacitação para a deteção precoce de potenciais dadores de órgãos e tecidos, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos doentes que aguardam por um transplante.

Melhores e mais eficazes práticas nos processos de doação e de transplantação, podem conduzir a um aumento do número de dadores e órgãos colhidos, assim como de órgãos transplantados. Verdadeiramente, a atividade nacional de doação e transplantação tem atingido valores muito significativos nos últimos anos, quer no contexto nacional, quer no contexto internacional, o que para muito contribuem estas e outras ações de formação de natureza semelhante.

Mais uma ação de formação de Sucesso!