Governo de Portugal
Portal da Saúde | Portal do Utente    
IPS,IP
Como organizar uma sessão de colheita de sangue PDF Versão para impressão

Contacte o Centro de Sangue e da Transplantação da sua área:

Este contacto pode ser feito por telefone ou e-mail. Envie o nome da sua Instituição, contactos e número de candidatos à dádiva e outras informações que considere relevantes para a realização da Sessão de Colheita, como por exemplo data e horário pretendido.

Será posteriormente contactado pelo Serviço de Promoção da Dádiva, que o informará das condições de viabilização da ação. Caso, haja uma resposta positiva de ambas as partes, será marcada uma visita às vossas instalações com um profissional da Promoção da Dádiva.

Nesta reunião, será acordado a data e horário e ainda avaliadas as condições do espaço (este deve ser arejado, ter iluminação adequada, acesso a sanitários, etc.). Durante este encontro será também articulada toda a logística, bem como a estratégia de divulgação junto dos potenciais dadores.

No dia da Sessão de Colheita uma equipa multidisciplinar do Centro de Sangue e da Transplantação desloca-se à instituição para realizar a Colheita de Sangue.
Seguem as etapas e o que será necessário para que esta possa acontecer:


Inscrição de Dadores -  existência de 1 mesa, 2 cadeiras e tomada elétrica para computadores portáteis;

Triagem Clínica - existência de 1 mesa, 2 cadeiras e tomada elétrica para computadores portáteis. O local definido tem que garantir a privacidade da entrevista. Pode-se recorrer a biombos.

Colheita de Sangue - existência de 2 mesas, 2 cadeiras e tomada elétrica para computadores portáteis. É importante que o chão não seja alcatifado (seja lavável). Esta é a fase da Sessão de Colheita que requer mais espaço.

Pequena refeição - 2 mesas, 4 a 6 cadeiras e tomada de corrente elétrica.

O n.º de mesas e cadeiras pode variar, de acordo com a previsão de candidatos à dádiva.


Se desejar organizar uma Colheita de Sangue na sua Instituição ou localidade, contacte-nos.

 
Faixa publicitária

Copyright © 2011- Informática

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Símbolo de Acessibilidade à Web[D]

Siga-nos em: FacebookYoutubeRSS